Paisagismo

A Relação entre o Paisagista e os Clientes

15 Janeiro, 2018

Frequentemente somos abordados por potenciais clientes que procuram obter orçamentos para a construção ou manutenção de um jardim e que não compreendem a importância da função do paisagista.

 

Há muito trabalho por trás do desenvolvimento e construção de um “jardim de design”. Mas infelizmente há aqueles que não valorizam isso. Aqueles que chamam um paisagista, absorvem todas as suas ideias e conceitos, mas esquecem que o paisagismo é arte e que este artista de paisagem, ao criar as suas obras de arte, está trabalhando…

É verdade que faz parte da atividade a elaboração de orçamentos, mas infelizmente já nos aconteceu o cliente utilizar as nossas ideias e propostas para procurar quem lhe faça o trabalho mais barato, mas com um conceito que não pagou… esquece-se que houve inspiração, criatividade, e muitas horas de trabalho, até encontrar a solução certa para esse jardim.

É que paisagista não é outra forma de chamar jardineiro, apesar da generalidade dos paisagistas serem jardineiros… o contrário é que é raro!

Um paisagista estudou vários anos, dedicando milhares de horas à elaboração de projetos. É isso que diferencia um profissional/empresa de paisagismo de um jardineiro/empresa de jardinagem.

Um bom projeto de paisagismo, devidamente elaborado e complementado oferece inúmeras vantagens ao seu cliente.

O arquiteto paisagista tem uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o jardim mais agradável, sustentável e adequado às necessidades, usos e ao orçamento do seu cliente.

O arquiteto paisagista tem como função imaginar boas soluções para as necessidades e anseios do cliente, escolhendo as melhores opções e olhando para além do imediato, imaginando diferentes hipóteses e cenários.

Um bom projetista poupa muito dinheiro, através de escolha das melhores soluções, equipamentos e metodologias adequadas ao espaço e ao uso que se pretende dar ao jardim, tanto na fase de obra como durante toda a sua vida.

Um jardim bem projetado é mais convidativo e funcional para os seus utilizadores, desde familiares, trabalhadores ou clientes.

Com a adjudicação de um projeto, o cliente assegura que há alguém que ouve as suas necessidades e aspirações, estudando aprofundadamente o terreno, tornando assim o jardim mais funcional, mais sustentável, mais bonito, mais saudável, refletindo-se em custos de instalação e manutenção bastante mais baixos. Como em muitos outros casos, o barato sai caro!

Na JARDINS DO PAÇO sabemos escutar os clientes e adaptamos o nosso estilo ao gosto do cliente, seja ele um arquiteto ou o dono de obra. Não há que temer o não “gostar-se” do trabalho desenvolvido, pois previamente à adjudicação poderá verificar o nosso portefólio. E se mesmo assim não gostar de determinado pormenor, estamos sempre disponíveis para alterar e ir de encontro ao desejado!

Jardins do Paço