fbpx
Paisagismo

Biofilia: uma tendência na arquitetura das cidades verdes

27 Maio, 2019

Porque é que a Biofilia Importa?

Neste artigo introduzimos o conceito de Biofilia e elaboramos um pouco sobre a sua importância. Fique a conhecer a nossa visão sobre o assunto!

O que é a Biofilia?

Em termos simples, Biofilia é uma corrente filosófica que defende a existência de uma necessidade inerente ao ser humano de contactar com a Natureza. A Biofilia é a necessidade que sentimos de estar em contacto, interagir e nos relacionarmos com a natureza.

É um conceito que tem vindo a ganhar força junto da arquitetura moderna, quer na construção de edifícios quer na criação de cidades sustentáveis.

O objetivo primordial da Biofilia é reintroduzir a natureza nos ambientes construídos.

Características da Biofilia aplicada ao Paisagismo

O design biofílico é uma componente de grande interesse para a Arquitetura Paisagista. Este incorpora os princípios do design e da Biofilia e coloca a natureza no centro das atenções. Quer então isto dizer que, neste caso, o Paisagismo não é uma forma complementar: é o definidor de tudo o que envolve um projeto do início ao fim.

Un.Católica

Ao tornarmos os Ambientes mais biofílicos, teremos a perceção de serem mais seguros, confortáveis e sedutores.

Alguns dos princípios do design biofílico que os arquitetos paisagistas podem integrar nos seus projetos são:

perspetiva e refúgio,

complexidade e ordem,

ligação aos sistemas naturais,

presença de água.

A Perspetiva tem a ver com o esforço para fornecer uma vista desobstruída, criando uma sensação de abertura, juntamente com um sentimento de segurança e controle. A utilização da perspetiva e refúgio reduz o stress, o tédio, a fadiga e a vulnerabilidade, ao aumentar o conforto.

O padrão de complexidade e ordem procura imitar as simetrias e fractais encontrados na natureza. Copiando a natureza, a progressão através de um espaço que parece natural incentiva a recuperação psicológica.

A ligação aos sistemas naturais relaciona-se com as mudanças temporais e de estação que os espaços verdes sofrem ao longo do tempo. Ao terem presente estas mudanças sazonais nos projetos, as pessoas esperam que as alterações ocorram em determinadas épocas, aumentado a antecipação e a nostalgia.

biofilia

A água tem sido muito utilizada para criar ambientes relaxantes na paisagem ou no jardim. Estudos têm mostrado que a água aumenta os sentimentos positivos, os quais serão potenciados quando a água flui ou as pessoas podem tocar-lhe ou interagir.

De uma forma geral, elementos naturais como a água (que é um elemento multissensorial), plantas (com todas as vantagens emocionais associadas) ou mesmo animais (mesmo os mais pequenos são estimulantes) são características fundamentais a incorporar num projeto de forma consciente.

Existem ainda experiências indiretas com a natureza que não deixam de ser valorizadas pelo design biofílico. Fotografias ou pinturas naturalistas, a utilização de materiais naturais como madeira, tecidos de algodão, entre outros, ajudam a trazer a experiência da natureza ao dia-a-dia.

biofilia

Os Benefícios da Biofilia

Já mostrámos os efeitos práticos da biofilia a partir de outras vertentes mais específicas noutros artigos no blogue. Temos como exemplos benéficos do paisagismo no local trabalho ou noutros ambientes – interiores ou exteriores -, como em aeroportos, em hospitais ou em espaços públicos.

A Biofilia junta todos os benefícios psicossociais apresentados numa explicação unificada e traz um significado maior ao potencial do Paisagismo no dia-a-dia das pessoas.

Isto mostra como a tendência ambientalista é levada a uma escala global. Basta pensarmos no conceito de cidades verdes, e em como isso já é uma realidade (os casos de Singapura ou de Oslo).

A Biofilia é, portanto, uma ideia interessante a explorar de várias formas, nomeadamente no que à arquitetura paisagista diz respeito. E, nem que seja para se refletir do ponto de vista filosófico, é uma ideia à qual podemos dar mérito. Afinal, quem não se sente regenerado, mais tranquilo e com mais energia quando contacta com a natureza de alguma forma?

Na Jardins do Paço damos valor à natureza em todas as suas formas. Se tem um projeto em mente, contacte-nos. Damos forma às suas ideias!

Ver mais artigos no BLOG.

Jardins do Paço

Comentários

Leave A Reply