fbpx
Paisagismo

Iluminação do Jardim

18 Julho, 2019

Na Jardins do Paço criamos jardins que se transformam do dia para a noite.

Para isso, basta acrescentar a iluminação certa, que proporciona ambientes muito distintos. Neste artigo, exploramos vários tipos de iluminação de jardim, e de que forma se podem adaptar às preferências de cada pessoa. Acompanhe-nos nesta viagem criativa.

Iluminação como complemento da natureza envolvente

Esta iluminação é ideal para jardins que sejam pensados com a natureza como o grande destaque do espaço. À noite, as plantas, árvores, flores ou arbustos são amplamente favorecidos por luzes que foquem a atenção nestes elementos naturais.

Iluminação num jardim assumidamente urbano

Um jardim que se descreva como citadino, no qual o verde não é a atracção principal, tem elementos de maior destaque como o cimento, a pedra ou a madeira. Para esses espaços, uma iluminação com um estilo mais moderno e reto favorece todo o ambiente urbano.

Um destaque de iluminação no jardim

Há jardins que são planeados para que a luz assuma o estrelato, e por isso, à noite, a iluminação é o grande destaque do espaço. Nestes casos, o ambiente transforma-se verdadeiramente, e existe um contraste maior entre o dia e a noite.

Pequenos detalhes de iluminação

Há pormenores que podem fazer toda a diferença. No caso de alguns projetos, pequenos ou grandes, a iluminação de todo o espaço ou ter luzes grandes fazem menos sentido do que apontamentos pequenos ou detalhes. Estes pequenos detalhes acabam por tornar o espaço diferente.

Caminhos de luz

A iluminação pode ajudar a traçar caminhos de forma original, no chão ou acima do nível do solo. À noite, o jardim pode ter caminhos de luz que reforçam aquilo que se vê durante o dia, ou até dar destaque para outros caminhos diferentes.

Iluminação com água

A iluminação é particularmente importante num jardim que tenha uma piscina ou outros elementos com água, como cascatas ou mesmo pequenos apontamentos. Ter o tipo certo de iluminação pode dar um toque de magia ao espaço ou torná-lo sofisticado.

Várias cores de iluminação

A escolha da cor da iluminação é tão relevante como todos os aspetos anteriores. Luzes amarelas são muito mais quentes, alegres e acolhedoras do que luzes brancas, por exemplo, que trazem ao jardim um toque de modernismo, abertura e sofisticação. Outras cores menos usuais (ou usar mais do que uma cor) para iluminação do espaço podem ser suficientes para o diferenciar dos outros.

Na Jardins do Paço criamos jardins que se transformam do dia para a noite. Temos estes aspetos em conta para planear, construir e manter um jardim que se adequa a si.

Jardins do Paço

Comentários

Leave A Reply