Artigos de Rega

Programação e Rega Avisadas

12 Junho, 2018

Programação e Rega Avisadas: os programadores de rega atuais permitem ajustar facilmente os horários de rega às necessidades de água.

– Programe cada setor de rega, considerando as condições microclimáticas do setor (exposição solar, ao vento e a fontes de calor)

– Tenha também em consideração o tipo de solo, o declive e as necessidades de água das plantas.

– Ajuste os bicos dos aspersores, de modo a que rega as plantas e não zonas construídas.

– Regue nas melhores horas do dia, de madrugada, quando o Sol ainda não nasceu, os ventos estão calmos e as temperaturas estão mais baixas.

– Não encharque em demasia os canteiros, pois para além de desperdiçar água, promove o crescimento das ervas daninhas e o aparecimento de doenças e fungos.

– Em zonas mais inclinadas ou em terrenos mais argilosos, aumente a frequência da rega, diminuindo a sua duração. Assim evitará o escorrimento da água, promovendo a infiltração.

– Caso não tenha instalado um programador inteligente, ajuste regularmente o programador de rega, tendo em consideração as condições meteorológicas, as necessidades sazonais das plantas e outros fatores. Se possível, ajuste semanalmente.

– Se não tiver, instale um sensor de precipitação, que impede a rega em caso de chuva.

– Instale obrigatoriamente um contador da água da rega. Só assim conseguirá perceber que está com algum problema, como uma rotura ou avaria.

Na Jardins do Paço poderá contar com um parceiro habilitado a programar devidamente o seu controlador de rega e a identificar todos os problemas.

Ver mais artigos no BLOG.

Jardins do Paço