fbpx
Artigos de Rega

Programadores de Rega Inteligentes

13 Maio, 2019

Como funcionam os programadores de rega inteligentes?

Os programadores inteligentes de rega efetuam o cálculo diário da evapotranspiração, com base na informação proveniente de uma estação meteorológica (local ou remota), e do balanço hídrico do solo, permitindo o ajustamento diário da quantidade de água efetivamente necessária para as plantas, de acordo com as condições meteorológicas e agronómicas.

Programadores de rega inteligentes

O que acontece quando há previsão de chuva?

Se utilizar um programador inteligente com capacidade de previsão meteorológica, o seu programador verificará se a previsão de chuva é suficiente para as necessidades do seu jardim, compensando o que faltar.

Nos sistemas mais avançados, o programador poderá impedir ou diminuir a rega alguns dias antes da previsão, de modo a que a água da chuva seja aproveitada na totalidade.

Depois da ocorrência da chuva, o programador efetuará novos cálculos para determinar se há necessidade de regar e quando é que deverá ocorrer.

Que poupanças se podem esperar?

Pelo facto de ajustar diariamente os tempos de rega, de desligar em caso de previsão ou ocorrência de precipitação e de ter em consideração o teor de água do solo, e dependendo das condições locais e da forma como tem sido feita a gestão da rega, as poupanças no consumo de água podem variar entre os 30 e os 50%.

Permite também reduzir as perdas de água, ao emitir alertas em caso de fugas, roturas e avarias, gerando o fecho da rega de forma automática.

Programadores de rega inteligentes

Há outros benefícios com a utilização de programadores de rega inteligentes?

Para além do benefício económico da poupança de água e de energia (menos tempo de bombagem, por exemplo), haverá também ganhos de tempo de vida útil dos equipamentos e melhoria das condições vegetativas das suas plantas. O seu jardim estará com muito melhor aspeto e menos sujeito a doenças, dado o maior vigor das plantas.

Mas acima de tudo, há enormes benefícios ambientais com as poupanças associadas.

Por outro lado, os sistemas mais desenvolvidos permitem registar consumos e enviar alertas de mau funcionamento, permitindo uma gestão da rega muito mais eficiente.

São caros?

Atualmente esta é uma tecnologia que se está a tornar mais acessível, pelo desenvolvimento tecnológico associado à “internet das coisas”.

Existem múltiplas opções comerciais, adequadas a cada caso, mais ou menos sofisticadas.

É possível ter o retorno económico do investimento em menos de um ano, o que é verdadeiramente interessante.

 

 

Contacte-nos para mais informações sobre Programadores de Rega Inteligentes e a sua instalação.

Ver mais artigos no BLOG.

Jardins do Paço

Comentários

Leave A Reply